Monitoramento
Monitoramento de Servidores
O monitoramento de servidores, redes e dispositivos tem como principal objetivo monitorar e manter os dados atualizados da rede dos nossos clientes.
Com os dados históricos é possível avaliar o desempenho da rede, encontrando indicadores de uso identificando falhas que possam vir a ocorrer, identificando a perda de conectividade dos hosts.
O serviço também pode monitorar a disponibilidade de serviços e aplicações:
Espaço no disco
Banco de dados com seus respectivos contadores;
Serviços Internet (DNS, FTP, HTTP, SMTP, POP, SSH);
Consumo de CPU;
Consumo de banda;
Serviços de uma Intranet (NFS, Samba, servidor de terminais, impressão, DHCP);
Escopo do Serviço
O serviço de monitoramento de servidores foi concebido levando em conta as cinco áreas funcionais de Gerência de Rede. O modelo foi criado pela International Organization for Standardization (ISO) que ficou conhecido pelo acrônimo (FCAPS). Abaixo alguns quadros indicando como podemos ajudá-los no Gerenciamento de Redes:
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Detectar a falha rapidamente
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Determinar com precisão onde a falha o ocorreu
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Isolar o componente ou serviço que veio a falhar, de forma que a rede continue a funcionar
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Reparar ou trocar o componente com problemas para restaurar a rede ao seu estado anterior
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Serviço de aviso imediato via e-mail e SMS;
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No aviso é identificado o host;
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No aviso é identificado o serviço com problemas;
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Envio de aviso após o retorno do host/serviço.
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Controlar inventário
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Monitorar mudanças na estrutura física e lógica da grade
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Iniciar e encerrar as operações dos elementos gerenciados
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Coletar informações sobre a topologia da rede
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Alterar a configuração dos elementos gerenciados
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Cadastramos os hosts/serviços no sistema
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Atualizamos a base de dados
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Mantemos o histórico dos hosts e serviços
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Disponiblizamos o diagrama da rede via web
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Atualizamos a base de dados
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Obter dados estatísticos que caracterizam o uso da rede
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Identificar padrões
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Determinar tendências de uso
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Disponibilizamos interface web para emissão de Relatórios
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Através dos relatórios e notificações por e-mail e SMS
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Através dos relatórios e notificações por e-mail e SMS
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Medir a taxa de utilização de equipamentos
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Qual a capacidade de utilização
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Determinar tendências de uso
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O tempo de resposta é considerado aceitável
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Através dos Relatórios
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Através dos Relatórios e Gráficos
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Através dos Relatórios e Gráficos
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Através dos Relatórios e Gráficos
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Armazenar, coletar e examinar os registros de logs de segurança
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Qual a capacidade de utilização
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Determinar tendências de uso
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Gerar relatórios sobre a utilização de recursos por parte dos usuários e horário de acesso, checar os direitos de acesso dos usuários
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Através dos Relatórios
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Através de nossa equipe, acompanhamos as definições
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Serviço SNMP com senha e IP fixo
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Mantemos o histórico dos alertas no sistema
Network Operation Center (NOC)
O nosso NOC localizado em São Paulo monitora de forma proativa, 24 horas por dia todos os sinais vitais dos hosts e serviços da infra-estrutura do cliente.
Os serviços oferecidos pela Avus incluem a detecção proativa de incidentes em tempo real. Isso é possível graças à capacidade das ferramentas que utilizamos, configurados levando em conta as melhores práticas de mercado e nossa experiência.
Em situações de urgência, os clientes serão alertados por e-mail ou mensagens de texto via celular (SMS), o cliente também pode acompanhar o estado da rede por meio dos nossos sistemas disponibilizados via web.
Com nossa solução a medição dos indicadores de performence (KPI’s) tem relevância estratégica, pois é por meio deles que é avaliada a qualidade do serviço prestado. Com eles, o cliente tem condições de verificar se a operação obedece aos níveis de qualidade estabelecidos em contrato com seus fornecedores de Telecom e serviços de TI, ao mesmo tempo, obter todos os relatórios necessários para a gestão estratégia da infra-estrura e utilização em auditorias internas e externas, assegurando-lhes controle e governança de TI.
Benefícios do Monitoramento de Servidores
Equipe especializada, certificada, competente e comprometida;
Larga experiência em operações de missão critica;
Monitoramento com custo benefício excelente;
Implantação imediata do serviço de monitoramento;
Acesso para solução de monitoramento via Internet 24×7;