Monitoramento

Monitoramento de Servidores

O monitoramento de servidores, redes e dispositivos tem como principal objetivo monitorar e manter os dados atualizados da rede dos nossos clientes.

Com os dados históricos é possível avaliar o desempenho da rede, encontrando indicadores de uso identificando falhas que possam vir a ocorrer, identificando a perda de conectividade dos hosts.

O serviço também pode monitorar a disponibilidade de serviços e aplicações:

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Espaço no disco

Banco de dados com seus respectivos contadores;

Serviços Internet (DNS, FTP, HTTP, SMTP, POP, SSH);

Consumo de CPU;

Consumo de banda;

Serviços de uma Intranet (NFS, Samba, servidor de terminais, impressão, DHCP);

Escopo do Serviço

O serviço de monitoramento de servidores foi concebido levando em conta as cinco áreas funcionais de Gerência de Rede. O modelo foi criado pela International Organization for Standardization (ISO) que ficou conhecido pelo acrônimo (FCAPS). Abaixo alguns quadros indicando como podemos ajudá-los no Gerenciamento de Redes:

Gerenciamento de Falhas
    • Detectar a falha rapidamente

    • Determinar com precisão onde a falha o ocorreu

    • Isolar o componente ou serviço que veio a falhar, de forma que a rede continue a funcionar

    • Reparar ou trocar o componente com problemas para restaurar a rede ao seu estado anterior

Monitoramento de Rede 24x7
    • Serviço de aviso imediato via e-mail e SMS;

    • No aviso é identificado o host;

    • No aviso é identificado o serviço com problemas;

    • Envio de aviso após o retorno do host/serviço.

Gerenciamento de Configuração
    • Controlar inventário

    • Monitorar mudanças na estrutura física e lógica da grade

    • Iniciar e encerrar as operações dos elementos gerenciados

    • Coletar informações sobre a topologia da rede

    • Alterar a configuração dos elementos gerenciados

Monitoramento de Rede 24x7
    • Cadastramos os hosts/serviços no sistema

    • Atualizamos a base de dados

    • Mantemos o histórico dos hosts e serviços

    • Disponiblizamos o diagrama da rede via web

    • Atualizamos a base de dados

Gerenciamento de Contabilização
    • Obter dados estatísticos que caracterizam o uso da rede

    • Identificar padrões

    • Determinar tendências de uso

Monitoramento de Rede 24x7
    • Disponibilizamos interface web para emissão de Relatórios

    • Através dos relatórios e notificações por e-mail e SMS

    • Através dos relatórios e notificações por e-mail e SMS

Gerenciamento de Desempenho
    • Medir a taxa de utilização de equipamentos

    • Qual a capacidade de utilização

    • Determinar tendências de uso

    • O tempo de resposta é considerado aceitável

Monitoramento de Rede 24x7
    • Através dos Relatórios

    • Através dos Relatórios e Gráficos

    • Através dos Relatórios e Gráficos

    • Através dos Relatórios e Gráficos

Gerenciamento de Segurança
    • Armazenar, coletar e examinar os registros de logs de segurança

    • Qual a capacidade de utilização

    • Determinar tendências de uso

    • Gerar relatórios sobre a utilização de recursos por parte dos usuários e horário de acesso, checar os direitos de acesso dos usuários

Monitoramento de Rede 24x7
    • Através dos Relatórios

    • Através de nossa equipe, acompanhamos as definições

    • Serviço SNMP com senha e IP fixo

    • Mantemos o histórico dos alertas no sistema

Network Operation Center (NOC)

Network Operation Center (NOC)

O nosso NOC localizado em São Paulo monitora de forma proativa, 24 horas por dia todos os sinais vitais dos hosts e serviços da infra-estrutura do cliente.

Os serviços oferecidos pela Avus incluem a detecção proativa de incidentes em tempo real. Isso é possível graças à capacidade das ferramentas que utilizamos, configurados levando em conta as melhores práticas de mercado e nossa experiência.

Em situações de urgência, os clientes serão alertados por e-mail ou mensagens de texto via celular (SMS), o cliente também pode acompanhar o estado da rede por meio dos nossos sistemas disponibilizados via web.

Com nossa solução a medição dos indicadores de performence (KPI’s) tem relevância estratégica, pois é por meio deles que é avaliada a qualidade do serviço prestado. Com eles, o cliente tem condições de verificar se a operação obedece aos níveis de qualidade estabelecidos em contrato com seus fornecedores de Telecom e serviços de TI, ao mesmo tempo, obter todos os relatórios necessários para a gestão estratégia da infra-estrura e utilização em auditorias internas e externas, assegurando-lhes controle e governança de TI.

Benefícios do Monitoramento de Servidores

Equipe especializada, certificada, competente e comprometida;

Larga experiência em operações de missão critica;

Monitoramento com custo benefício excelente;

Implantação imediata do serviço de monitoramento;

Acesso para solução de monitoramento via Internet 24×7;